quarta-feira, 28 de abril de 2010

Indicações para a prática da Equoterapia


Disfunções neurológicas com alterações motoras como: paralisia cerebral, neurites periféri-cas, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, doença de Parkinson, traumatismo raqui-medular, esclerose múltipla;
- Síndromes diversas: cerebelares, síndrome de Down, entre outras;
- Transtornos de comportamento e emocionais: transtornos de hiperatividade, déficit de atenção, distúrbios de condutas;
- Transtornos globais do desenvolvimento: autismo infantil, síndrome de Esperger, síndrome de Rett;
- Esquizofrenia;
- Espisódios depressivos;
- Desordens emocionais;
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
- Retardo mental;
- Agressividade, fobias, timidez, estresse, insônia, hábitos sedentários;
- Dificuldade de aprendizagem e fala;
- Distúrbios visuais e/ou auditivos;
- Distúrbios ortopédicos, alterações e desvios posturais, degenerações articulares, ampu-tações;
- Doenças reumáticas: artrite reumatóide, artrite reumatóide infantil, gota, entre outras.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Alunos da Fuvae visitam a Equosaúde


Hoje recebemos uma agradável visita!
Paula Garcia, Terapeuta Ocupacional e Juliana Peloso, Psicóloga; profissionais da FUVAE desenvolveram o Projeto Andando, onde a cada mês os alunos visitam um lugar escolhido por eles.
Em abril foi escolhido o Centro de Equoterapia como o lugar da visita.
Todos puderam dar uma volta a cavalo e sentir a sensação de como é uma sessão. Conheceram nosso espaço e nossos animais.
Foi muito divertido e prazeroso ver a alegria de cada aluno.
Agradecemos o carinho e oportunidade de mostrar a vocês nosso trabalho.
Esperamos vocês novamente!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Praticante - Bianca Sebastião Reguim


Portadora de uma Coreoatetose, com 8 anos de idade, ficou com a parte motora comprometida depois de uma cirurgia de coração. Já na 6º sessão já se nota resultado do tratamento. Seus movimentos coreicos (movimentos flutuantes, agitados) diminuíram, ela está começando a apresentar controle de tronco. Segundo a mãe, a praticante perdeu o medo de altura. Antes do tratamento Bianca arrastava para se locomover, hoje, por ter diminuindo os movimentos coreicos, ela anda e consegue se levantar sozinha. Logo no 4º mês de tratamento os resultados eram visíveis. Hoje com 2 anos de Equoterapia, é uma criança bem independente. A evolução em sua marcha e controle de tronco foram surpreendentes. Bianca é apadrinhada pela Retífica Líder. Em nome da família da praticante e toda a família Equosaúde, agradecemos sua iniciativa e ajuda!

2º Campeonato em Campinas


 A cidade de Campinas foi sede de mais uma etapa do ranking da sociedade hípica, onde atletas varginhenses se destacaram mais uma vez.
Com a participação de 120 conjuntos, os competidores do Centro Equestre Sul de Minas, Luiz Carlos Aguiar e Renata Gazzola conquistaram premiações em várias categorias. Montando o cavalo Gotan Silver, Luiz ficou com primeiro lugar da categoria Ominia 1.20 metros e Renata foi destaque em duas categorias, com o 1º Lugar na categoria máster, montando Zé Furão, 1º e 2º Lugar na categoria cavalos novos cinco anos, montando Famous e Chico Bento, respectivamente.

Campeonato em Campinas consagra varginhenses campeões



Amantes do hipismo puderam conferir no último final de semana, a realização da 1º Etapa do Ranking da Sociedade Hípica de Campinas, o evento reuniu cerca de 250 conjuntos, cavalos e cavaleiros, com premiações em várias categorias.
Os atletas de Varginha representando o Centro Equestre Sul de Minas conseguiram excelentes resultados.
Na categoria Ominia 1.10m, Luis Carlos Aguiar montando Gotan Silver, conquistaram a 2º colocação. Outro bom desempenho foi da amazona Renata Gazzola, que venceu a prova 1.20m na categoria Amador e também conquistando o 2° posto na prova 1.30m na categoria Máster, ambas montando o cavalo Zé Furão.
O Centro Equestre Sul de Minas realiza um trabalho de ampliação do atleta, proporcionando a oportunidade de participar de vários eventos, além de um acompanhamento técnico especializado.

Evento Sul Mineiro de Equitação



Uma prova na cidade de Três Corações deu início à temporada de equitação no Sul de Minas. O evento foi realizado no último domingo (14), no Estádio Vilelão. Cerca de 80 atletas participaram do evento, que premiou os melhores colocados em cada categoria.
O Centro Eqüestre Sul de Minas participou da prova, e conquistou três boas colocações, com Gabriel Silva, 2º Lugar na Categoria Iniciantes e Anelena Moretto Salomão e Geovana Chaves na categoria 0,8 metros, com os respectivos 3º e 5º Lugar.
Apesar de ser um preparativo para outras provas que acontecerão no decorrer do ano, o evento foi de grande importância para o desenvolvimento dos atletas.
A equitação, além de uma prática esportiva, é também considerada uma atividade terapêutica, auxiliando na cura e prevenção de várias doenças. 

Abertura da ONG

Em setembro de 2007, foi aberta uma ONG com o nome de Centro de Equoterapia Equosaúde.
Segundo a ANDE BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia, é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais. É utilizado o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. 


A Equoterapia é desenvolvida ao ar livre, onde o indivíduo está inteiramente ligado e integrado á natureza, posicionando assim a execução de exercícios psicomotores, de recuperação e integração, completando as terapias tradicionais em clínicas e consultórios. 


O Centro de Equoterapia Equosaúde possui um espaço apropriado onde oferece três cavalos para a Equoterapia, um Fisioterapeuta, um Psicólogo, um técnico em equitação e dois guias.